miércoles, septiembre 12, 2007

Nueva web del Comité Nacional de Ceremonial Público, CNCP

Con motivo del XIV Congreso Nacional del Comitê Nacional do Cerimonial Público, en Brasil, la página web del CNCP está en reformas y ya se han añadido varias secciones nuevas de mucho interés:

La sección Institucional explica el CNCP:

- Historia
- Idealizadores
- Presidentes
- Estatuto Social
- Estructura
- Institucional
- Resoluciones y actos
- Código de Ética (aprobado ya en el año 2000)
- Premios

La sección Enlaces presenta un listado de páginas webs que facilitan la labor de los expertos en protocolo, como son las instituciones oficiales de Brasil, etc.

Y la sección Referencias ofrece información y material de consulta de protocolo:
- Biblioteca
- Decreto

A continuación recogemos la historia de esta asociación de protocolo en Brasil:
Pequena História de Pioneirismo

As atividades do Cerimonial Público existem no Brasil desde os remotos tempos da sua formação colonialista. A função tornou-se sumamente importante no contexto da administração dos Municípios, dos Estados e da Federação, envolvendo também outras instituições como universidades, corporações militares, associações desportivas e mais recentemente empresas privadas que assimilaram a prática do Cerimonial em seus eventos.

A área Diplomática sempre teve um grande envolvimento com o Cerimonial por ser este uma função inerente à arte da Diplomacia.

Muitos nomes se destacaram no Brasil inteiro, tornando-se respeitados como excelentes cerimonialistas, pelo exercício escorreito das suas atividades, graças ao elevado grau de cultura humanística de que eram detentores e à rigorosa observância dos pressupostos a que se subordina o Cerimonial, quais sejam, solidariedade, hospitalidade, consideração, tolerância, cortesia...

No Nordeste, precisamente em Pernambuco, em maio de 1993, a propósito de um Curso de Planejamento e Organização do Cerimonial Público, ministrado seguidamente por vários anos, ocorreu uma inusitada e feliz oportunidade.

Os organizadores e responsáveis pelo Curso e mais alguns colegas participantes conceberam a idéia de se fazer um Encontro de Chefes do Cerimonial do Poder Executivo dos Estados, com o objetivo de propiciar um contato amigo, informal, onde pudessem tratar de questões e temas comuns bem como trocar experiências.

Foi criada uma Comissão Organizadora do I ENCONTRO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO – I ENCEP, o qual ocorreu no Maranhão, na bucólica e agradável Capital, São Luis, em 27, 28 e 29 de novembro de 1993, sob os auspícios do Governo daquele Estado.

A proposta inicial foi ampliada, entendendo a Comissão que deveriam ser convidados indistintamente os que tivessem atuação em qualquer das áreas do Cerimonial, em qualquer nível. O resultado foi por demais animador: cerca de noventa pessoas compareceram.

Desse Encontro nasceu o Comitê Nacional do Cerimonial Público, havendo sido escolhidos por aclamação os seus idealizadores para compor uma diretoria provisória, que tomou a si a responsabilidade de elaborar um Estatuto para a nova entidade e realizar no ano seguinte o II Encontro Nacional do Cerimonial Público, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A partir daí, assumindo personalidade jurídica, como uma sociedade civil sem fins lucrativos, o CNCP realizou a sua primeira eleição e escolheu a cidade de Manaus, Capital do Estado do Amazonas, para sediar o III Encontro.

Outros Encontros se fizeram, sucessivamente, em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Florianópolis e Cuiabá e outras diretorias comandaram, ao longo de oito anos, os destinos do Comitê.

Nessa seqüência, chegamos ano de 2003, quando realizamos o nosso X Congresso Nacional do Cerimonial Público, na cidade de São Luís, no Maranhão, nos dias 28 a 31 de outubro, quando comemoramos o 10º aniversário de criação do CNCP, e chegamos finalmente a 2004 com a realização em Brasilia do XI CONCEP.

Certamente, há muito que se falar e escrever sobre o pioneirismo, as realizações e as metas do CNCP. Esta é apenas uma pequena história ou o começo de uma grande história, a ser protagonizada pelos colegas cerimonialistas.




XIV Congreso Nacional del Ceremonial Público

No hay comentarios:

Publicar un comentario