La sección Institucional explica el CNCP:
- Historia
- Idealizadores
- Presidentes
- Estatuto Social
- Estructura
- Institucional
- Resoluciones y actos
- Código de Ética (aprobado ya en el año 2000)
- Premios
La sección Enlaces presenta un listado de páginas webs que facilitan la labor de los expertos en protocolo, como son las instituciones oficiales de Brasil, etc.
Y la sección Referencias ofrece información y material de consulta de protocolo:
- Biblioteca
- Decreto
A continuación recogemos la historia de esta asociación de protocolo en Brasil:
Pequena História de Pioneirismo
As atividades do Cerimonial Público existem no Brasil desde os remotos tempos da sua formação colonialista. A função tornou-se sumamente importante no contexto da administração dos Municípios, dos Estados e da Federação, envolvendo também outras instituições como universidades, corporações militares, associações desportivas e mais recentemente empresas privadas que assimilaram a prática do Cerimonial em seus eventos.
A área Diplomática sempre teve um grande envolvimento com o Cerimonial por ser este uma função inerente à arte da Diplomacia.
Muitos nomes se destacaram no Brasil inteiro, tornando-se respeitados como excelentes cerimonialistas, pelo exercício escorreito das suas atividades, graças ao elevado grau de cultura humanística de que eram detentores e à rigorosa observância dos pressupostos a que se subordina o Cerimonial, quais sejam, solidariedade, hospitalidade, consideração, tolerância, cortesia...
No Nordeste, precisamente em Pernambuco, em maio de 1993, a propósito de um Curso de Planejamento e Organização do Cerimonial Público, ministrado seguidamente por vários anos, ocorreu uma inusitada e feliz oportunidade.
Os organizadores e responsáveis pelo Curso e mais alguns colegas participantes conceberam a idéia de se fazer um Encontro de Chefes do Cerimonial do Poder Executivo dos Estados, com o objetivo de propiciar um contato amigo, informal, onde pudessem tratar de questões e temas comuns bem como trocar experiências.
Foi criada uma Comissão Organizadora do I ENCONTRO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO – I ENCEP, o qual ocorreu no Maranhão, na bucólica e agradável Capital, São Luis, em 27, 28 e 29 de novembro de 1993, sob os auspícios do Governo daquele Estado.
A proposta inicial foi ampliada, entendendo a Comissão que deveriam ser convidados indistintamente os que tivessem atuação em qualquer das áreas do Cerimonial, em qualquer nível. O resultado foi por demais animador: cerca de noventa pessoas compareceram.
Desse Encontro nasceu o Comitê Nacional do Cerimonial Público, havendo sido escolhidos por aclamação os seus idealizadores para compor uma diretoria provisória, que tomou a si a responsabilidade de elaborar um Estatuto para a nova entidade e realizar no ano seguinte o II Encontro Nacional do Cerimonial Público, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A partir daí, assumindo personalidade jurídica, como uma sociedade civil sem fins lucrativos, o CNCP realizou a sua primeira eleição e escolheu a cidade de Manaus, Capital do Estado do Amazonas, para sediar o III Encontro.
Outros Encontros se fizeram, sucessivamente, em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Florianópolis e Cuiabá e outras diretorias comandaram, ao longo de oito anos, os destinos do Comitê.
Nessa seqüência, chegamos ano de 2003, quando realizamos o nosso X Congresso Nacional do Cerimonial Público, na cidade de São Luís, no Maranhão, nos dias 28 a 31 de outubro, quando comemoramos o 10º aniversário de criação do CNCP, e chegamos finalmente a 2004 com a realização em Brasilia do XI CONCEP.
Certamente, há muito que se falar e escrever sobre o pioneirismo, as realizações e as metas do CNCP. Esta é apenas uma pequena história ou o começo de uma grande história, a ser protagonizada pelos colegas cerimonialistas.
XIV Congreso Nacional del Ceremonial Público
No hay comentarios:
Publicar un comentario